ATENÇÃO PROFESSORES
PROJETO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Projeto
Tema: Aprender matemática pode ser fácil e divertido!
Disciplina: Matemática
Faixa etária: 11 a 14 anos Nível: 5ª a 8ª série
Duração: 04 meses
Justificativa:
O projeto tem o intuito de redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos.
Objetivos:
• Conhecer a seqüência numérica e as regularidades do sistema decimal.
• Ler, escrever e ordenar números.
• Comparar números apoiando-se no valor posicional.
• Comunicar idéias matemáticas trocando informações, através de trabalhos em grupos, desenvolvendo sua autonomia.
• Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
• Exercitar técnicas de cálculo mental com números naturais.
• Efetuar as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Resolver problemas que envolvam os vários significados de cada uma das quatro operações.
• Interpretar e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
• Reconhecer e representar frações de figuras.
• Comparar frações usando desenhos.
• Nomear e simplificar frações.
Conteúdos:
• Sistema de numeração decimal posicional.
• Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Números racionais (Frações)
Etapas prováveis:
• Avaliação diagnóstica
Orientação Didática — O professor irá preparar uma avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento dos alunos.
• Confeccionar jogos e materiais para serem utilizados ao longo do projeto. Exemplo: material dourado, jogo do dez, cartelas numeradas, tangram e dominó com operações.
Orientação Didática — Alguns jogos serão confeccionados junto com os alunos.
• Propor exercícios que envolvam as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Orientação Didática — Todos os exercícios deverão ser planejados previamente.
• Resolução de problemas de lógica.
Orientação Didática — O professor selecionará previamente problemas que desenvolvam o raciocínio lógico dos alunos.
• Resolução de problemas numéricos.
Orientação Didática — O professor selecionará previamente problemas numéricos para os alunos resolverem.
• Socialização e sistematização oral dos procedimentos para solucionar os problemas.
Orientação Didática — Alguns alunos irão socializar com os colegas as estratégias utilizadas para solucionar os problemas.
Avaliação:
Será constante, através da observação diária do professor onde ele deverá mapear e acompanhar o pensamento do aluno sobre noções matemáticas em registros e através do desenvolvimento do mesmo quanto à realização de cálculos e capacidade de lidar com situações-problema. Além disso, será verificado o envolvimento do mesmo em relação ao trabalho em grupo.
Bibliografia:
• KAMII, Constance e DECLARK, Geórgia. Reinventando a Aritmética. Editora Papirus, 6ª edição.
• Andretta, Maria; Grasseschi, Maria e SANTOS, Aparecida. PROMAT 4 – Projeto Oficina de Matemática. Editora FTD.
• PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (5ª a 8ª série) – 1998.
Elaboração:
• Profª Raquel de Lujan Rodrigues
E aí, o que vocês acham desse projeto? Vale a pena tentar? Pode render bons frutos? É muito tempo gasto para tal projeto (4 meses)?
Vamos discutir isso!
Espero suas opiniões.
abraços