terça-feira, 31 de março de 2009

Exercícios de topologia ajudam a montar árvores genealógicas

Bases Legais: Ciências da Natureza e Matemática

Conteúdo: Álgebra
Objetivos: Exercitar competências matemáticas na elaboração de uma árvore genealógica

Introdução

João é filho de Arnaldo, que é casado com Júlia, que por sua vez é filha de Inez e Pedro, que é irmão de Jacinto, cujo pai foi o grande general Túlio. Qual é o parentesco entre João e o general Túlio? Apesar de não parecer, esse é um problema matemático, para o qual devem convergir também aqueles que seguirem as indicações do guia de VEJA em busca de informações sobre antepassados.

Isso porque, depois de vasculhar as listas telefônicas e reunir os documentos necessários, o interessado precisará montar uma topologia, comumente denominada árvore, de emprego comum em diversas áreas. A elaboração de árvores desse tipo exige uma série de procedimentos e competências próprias do conteúdo matemático – como organização, encadeamento, estabelecimento de relações, além do raciocínio lógico e geométrico.

Biólogos, economistas, administradores de empresa e programadores de computadores são apenas alguns dos profissionais que desenham e analisam “árvores” em seu dia-a-dia, o que por si já justifica uma abordagem do assunto com a garotada. É interessante destacar alguns aspectos históricos. Esse recurso lógico é bastante antigo. Já por volta de 1000 a.C. os povos celtas desenhavam árvores e nelas escreviam o nome de seus familiares e ancestrais, a fim de homenagear aqueles que lhes haviam dado a vida. Simbolicamente, essas árvores representavam uma ligação entre as forças terrenas, dos vivos, e as celestiais, dos antepassados.

O texto de VEJA revela que a montagem de uma árvore genealógica envolve, além de uma pesquisa bem feita, todo um processo de planejamento, catalogação, elaboração e apresentação. Trata-se, portanto, de uma atividade que pode se converter num projeto com a participação dos professores de outras disciplinas.

Leia mais em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/exercicios-topologia-ajudam-montar-arvores-genealogicas-431575.shtml