terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Regularidades do sistema de numeração decimal

Objetivos


- Dispor de um instrumento que permita ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;

- Construir uma boa imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades e considerar que a série de números se prolonga até onde quiser;

- Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme um "vem antes" ou "vem depois" do outro na série numérica.


Conteúdos

- Quantidade de algarismos dos números

- Regularidades do sistema de numeração decimal

- Numeração escrita e numeração falada

- Série numérica



Ano: 2º ano

Tempo estimado: 3 aulas

Desenvolvimento das atividades

1ª aula: Números de dois algarismos

Solicite a solução das seguintes atividades:
1. Observe o números abaixo:

QUARENTA E UM: 41 SESSENTA E TRÊS: 63 CINQUENTA E OITO: 58

Quantos algarismos tem cada número? _________

2. Escreva outros números que você conhece com dois algarismos:

_________    _________    _________    _________    _________

3. Pinte todos os números de dois algarismos do quadro abaixo:


- Qual é o menor número de dois algarismos? _______


- Qual é o maior número de dois algarismos? __________


 
2ª aula: Analisando o quadro numérico


Prepare um quadro numérico de 1 a 60, com alguns números "em lugar errado". Peça para que os alunos descubram os "intrusos", pintando esses números.


3ª aula: Jogo "Detetive de Números"


Apresente o jogo para os alunos, explicando que você vai escolher um número do quadro numérico e eles deverão fazer perguntas para descobrir o número escolhido.



Esclareça que você só pode responder "sim" ou "não". Assim, eles devem fazer perguntas do tipo "o número é menor que 30?".

Se você notar que algum aluno parece "perdido" e não está participando, entregue um quadro numérico para ele usar como referência.

Continue o jogo, escolhendo os alunos para pensar no número misterioso.

Avaliação


Observe a participação de cada aluno. Registre os conhecimentos e as dificuldades que apresentam no início da sequência didática e compare com o desempenho demonstrado no final da 3ª aula.

Fonte: Revista Nova Escola