quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Números da Educação Especial no Brasil: Junho de 2007

Descrição dos gráficos relativos aos Dados da Educação Especial no Brasil

População total: 169.872.856

População com deficiência: 24.600.256

População de 0 a 17 anos com deficiência: 2.850.604

0 a 4 anos: 370.530

5 a 9 anos: 707.763

10 a 14 anos: 1.083.039

15 a 17 anos: 689.272

18 a 24 anos: 1.682.760

Fonte: Censo Demográfico (IBGE/2000)

Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 107,6% no total das matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 28% das matrículas em escolas exclusivamente especializadas/classes especiais.

Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 640% das matrículas em escolas comuns do ensino regular (inclusão).

Entre 2005 e 2006 houve queda de 2.586 matrículas em escolas e classes especiais .

Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 146% das matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais em escolas públicas.

Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 64% das matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais em escolas privadas.

Entre 2002 e 2006, houve crescimento de 175,5% das matrículas em escolas comuns com apoio pedagógico especializado Entre 2002 e 2006, houve crescimento de 208,3% das matrículas em escolas comuns sem apoio pedagógico especializado.

Entre 2002 e 2006, houve crescimento de 119,5% das escolas com matrículas na Educação Especial, com crescimento de 125% na rede pública e 88% na rede privada.

Entre 2002 e 2006, houve crescimento de 22,8% no total de profressores na Educação Especial, com crescimento de 33,3% dos professores com curso específico e queda de 3,8% dos professores sem curso específico para atender alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Entre 2002 e 2006, houve crescimento de 22,8% no total de professores na Educação Básica, com crescimento de 24% na rede pública e 18% na rede privada .

Entre 2002 e 2006, houve crescimento de 152,8% de escolas com sanitários adequados e 136,6% de escolas com dependências e vias adequadas aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Fonte: Censo Escolar (MEC/INEP)

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